sexta-feira, 17 de outubro de 2025

LETÍCIA RODRIGUES DUARTE

 


A IRMÃ APARECIDA era natural de uma tradicional família MOSSOROENSE, nascida no dia  13  DE JUNHO DE 1924, foi batizada por LETÍCIA RODRIGUES DUARTE, sendo filha adotiva do casal FRANCISCO DUARTE FERREIRA, conhecido por “CHICO DUARTE”,  e  FRANISCA RODRIGUES DUARTE conhecida por CHIQUINA DUARTE, nascida em 17 de julho de 1895 e faleceu em  14  de maio de 1988,filha MANOEL LUCAS SOBRINHO e  MARIA JOSÉ DE SOUZA

IRMÃ APARECIDA foi a primeira mulher a dirigir um automóvel l na cidade de MOSSORÓ. Ela residiu durante toda sua infância e adolescência na Fazenda BARRINHA DOS DANTAS, BR 304, a 12 quilômetros da cidade de Mossoró. Herdou de sua mãe a vocação pata ser PROFESSORA, se formou em PEDAGOGIA, GEOGRAFIA, HISTÓRIA, SOCIOLOGIA e SECRETARIADO ESCOLAR.

Sua vocação religiosa foi despertada ainda como aluna do referido Colégio, da qual esteve à frente por um período de 14 anos. IRMÃ APARECIDA ingressou na Congregação.

Ao aos 19 anos, no convento de SALVADOR-BA, no dia 10 de maio de 1944. Após três anos de experiência franciscana, ela finalmente fez seus votos, tornando IRMÃ FRANCISCANA. Ela também se destacou pelo trabalho junto ao movimento de MÃE RAINHA, na DIOCESE DE SANTA LUZIA, pois foi ela quem trouxe o apostolado da MÃE RAINHA para o município de MOSSORÓ e o Terço dos Homens. Ela prestou serviços nos municípios de PENEDO, no Estado de Alagoas, Aracajú-Sergipe, Propria-SE, Estância-SE e SALVADOR, BA, depois retornou a sua terra natal. Em 1967, ficando no Colégio Sagrado Coração de Maria, onde ficou até a sua morte, onde exercia a função de CONSELHEIRA GERAL.

No dia 23 de outubro de 2010, o Colégio Sagrado Coração de Maria lamentava a perda de sua referência maior – IRMÃ MARIA DA CONCEIÇÃO APARECIDA, que faleceu aos 86 anos de idade, após complicações de uma cirurgia intestinal, realizada no Hospital da Congregação, em Salvador-BA. Depois seu corpo foi translado para Mossoró, onde foi velado nas dependências do Colégio Sagrado Coração de MarIa, lugar em que residia há 40 anos e, logo após, foi sepultada no Cemitério São João Batista, em Mossoró-RN.

FONTE – FIGURAS MOSSOROENSES, DE LINDOMARCOS FAUSTINO E INTERNET.


Arquivo do blog